Reflexões abismais


Através da leitura diária de jornais e periódicos publicados no mundo, verifica-se que o noticiário que mais chama atenção das pessoas está associado a decisões das Nações Unidas, de governos de grandes potências e até de corporações de porte.

É possível notar que muitas das decisões tomadas por essas instituições são apenas tentativas pífias de “sugar com canudinho o explosivo derramado ao solo”. Meras reações à poeira dos desastres sociais que há muito eram previsíveis.

Gentileza póstuma a uma floresta tropical

Gentileza póstuma a uma floresta tropical

Hoje são poucas as nações do mundo que se encontram sob a governança de verdadeiros estadistas. Estadistas que tenham capacidade para escolher suas equipes e proagir, visando a impedir que se desenrolem cenários indesejáveis. Em verdade, esses cenários sequer chegam próximos aos saguões de entrada dos Estados que dirigem. Afinal, cenários estáveis de ordem política, econômica e social são passíveis de serem humanamente construídos. Basta estabelecer e perseguir alvos de longo prazo bem definidos.

No entanto, crê-se que as “ditas explosões democráticas” de líderes mundiais , hoje comuns no dia-a-dia, podem sair pela culatra, a bater na testa de seus povos, não raro atordoados diante de antigas formulações ideológicas, há muito empalhadas em estantes de museus.

Certos governantes dizem ser capazes de fazerem de tudo para revive-las, embora não falem que somente a seu próprio serviço. Conduzem seus rebanhos a quadros próximos da miséria, com o argumento iníquo de que toda a distribuição de riqueza de uma nação precisa ser equânime e igualitária.

Entretanto, esquecem-se que, por mera distração, ficaram bilionários enquanto pregavam descalços este “ato da cristandade”. E  pregam sempre para seus companheiros mais próximos que, por sua vez, conduzem grupos de ovelhas amestradas, sem necessitar do chicote. Dessa forma, estão convictos que serão eternos donos do poder.

Mas, ao encerrar as reflexões à beira do abismo, deve-se salientar que também existem ovelhas críticas e bem informadas. Contra elas, de modo a silencia-las, costumam tentar “gentilezas póstumas”. Porém, isso nunca dá certo.