A peça de teatro e o artigo opinativo


Não tivemos a oportunidade de assistir à peça de teatro. Todavia, lemos o recente artigo de autoria do jornalista Guilherme Fiuza, que tem o mesmo título da peça: “Sorria, você está sendo roubado”. O artigo chega a ser cômico, mas também é conclusivo e aterrador.

A peça teatral foi uma suave crítica sociopolítica, carregada de comicidade e música. O artigo, no entanto, faz crítica intensa e cheia de eletricidade factual. De certa forma, ambos remetem-nos a problemas que, neste século 21, se alastraram com volúpia insana pelo país: furtos, roubos, latrocínios e, sobretudo, corrupções políticas. Obviamente, não existe brasileiro que não tenha sofrido efeitos de pelo menos um desses atos de delinquência, em especial o do “assalto ao Estado”.

Sorria, você está sendo ostensivamente encurralado

Sorria, você está sendo ostensivamente encurralado

A ditadura de mentiras ostensivas, a omissão de fatos e informação, as “contabilidades criativas” e as blindagens de camaradas tornaram-se a cultura nacional dominante e que não pode ser rebatida por quem dela discorde. Tornou-se Verdade Absoluta, verdadeira Instituição Pública, enterrada goela abaixo da sociedade pelo cinismo político sistemático e legalizado.

Que todos aguardem a realização das “promessas de 2013”. Ou não…