Filhos, fui feito assim


Talvez não seja fácil mudar, mas, se necessário, é possível.

Ricardo Kohn

Ricardo Kohn

Para isso, conto com vocês. Conto com vocês para que tenhamos mais foco na grandeza do que nas fraquezas, na inteligência do que nas tolices e na aceitação mútua, que é capaz de apagar os riscos da intolerância.

Sei de boa parte de meus defeitos – falo demais, nem sempre ouço argumentos, me antecipo, elevo a voz, não escolho palavras, etc. O problema evidente é que, mesmo sabendo, muitas vezes ainda não consigo conte-los, sobretudo ao viver o auge de uma situação. Quando me apercebo, vejo-me tal qual um político, a responder a agressões de seus oponentes. E isso me faz mal, pois perco a razão, ainda que estivesse a meu lado.

Além disso, filhos nunca são oponentes, embora tenham todo o direito de discordar. Diria mesmo, o dever de discordar com argumentos próprios.

Por outro lado, também conheço minhas principais virtudes e não vou enumerá-las aqui. Mas são justamente elas que sempre desejo oferecer a meus filhos, através de comportamentos bem nítidos, que demonstrem de forma clara minhas posições perante quaisquer fatos. Foi e tem sido através delas que busquei manter meus filhos sadios e sociáveis.

Chamam a esse longo processo de “educar, oferecer a educação que é própria do ambiente da família”. E nele há um fato que não deve ser negligenciado: filhos não podem ser criados como se fossem propriedade dos pais, mas indivíduos livres para viverem nas ilhas da sociedade que escolherem. E a qualidade dessa liberdade desejada depende da educação que lhes foi transmitida ainda em terna idade, algo no entorno dos primeiros 6 anos. Esse é o grande desafio dos pais: estar presente e dar bons exemplos nesse primeiro período da vida dos filhos.

Orgulho-me dos filhos que ajudei a educar e, acima de tudo, de sua capacidade de discernir, de saber selecionar entre imitar meus defeitos ou ampliar as virtudes que lhes tentei transmitir. Filhos, sei que causei em vocês impactos ambientais adversos (meus defeitos). Mas também, afinal, proporcionei impactos benéficos (minhas virtudes).

Desejo que saibam que, tal como seu pai, vocês têm defeitos e virtudes. No entanto, pelo fato de suas virtudes serem mais amplas, bem além dos próprios defeitos, proponho que me deem uma contrapartida de educação; que, quando julgarem necessário, auxiliem-me na correção de meus defeitos. Assim sendo, conto com vocês.

Feliz 2014 para todos os filhos!

2 pensamentos sobre “Filhos, fui feito assim

    • Maurilio,
      Sucesso para você também. Ainda não tive tempo de rever as metas estabelecidas. Estamos desencaixotando a mudança e fazendo compras essenciais, como ares condicionado… O calor está muito forte.
      Beijos para Dodora e Cia.
      Te cuida e aguardemos o novo contrato.

      Curtir

Os comentários estão desativados.